Abóbora é uma hortaliça que gosto muito! E como boa brasileira sempre comi abóbora ou em forma de doce, um muito bom que minha mãe fazia ou em salada! Bem temperada!
Quando comecei a cozinhar quiz me aventurar com a abóbora e comecei a experimentar!
Fiz sopa, salada, milanesa, frita entre outros e um dia inventei um risoto de abóbora!
Bom vou contar a história...
Eu morei 10 anos em Londres e criei o hábito de freqüentar as feiras, não demorou muito até que eu ficasse apaixonada por Borough Market, fica em London Bridge e tem todo tipo de comidas e ingredientes que você possa imaginar.
Você encontra desde simples frutas e legumes até faisão e outras carnes de caça, etc! Fica a dica para quem for visitar Londres!
Um sábado daqueles fui passear por lá e visitar a Paty que na época trabalhava num café lá do lado e após passar e tomar um café preparado por ela, para mim com muito carinho e de lá fui fazer umas comprinhas e me apaixonei por uma abóbora!
Bom, a princípio pensei, vou levar para enfeitar a fruteira! Era tão linda que jurei que não teria coragem de partir, e lá ela ficou por uma semana. Divido a beleza com vocês:
A Paty ia almoçar em casa naquele final de semana e quando a ela vem em casa é muita alegria, nossa amizade de tantos anos nos deixa muito a vontade e cozinhar para ela é cozinhar para família, neste dia não sabia o que fazer e decidi usar o que tinha em casa.
Abri a geladeira e encontrei um maço de aspargos, e bacon (eu amo bacon, não como sempre mas amo!!!!) e o que fazer com estes dois? E aí vi a abóbora, com muita dó de estragar aquela beleza toda, fui convencida por mim mesma a comê-la e como arroz arbóreo nunca falta na minha casa, risoto de abóbora com bacon acompanhado de aspargos!
A receita ficou mais ou menos assim:
Risoto de abóbora com bacon
Ingredientes:
1 Cebola média
3 dentes de alho
Manteiga
1 xícara da chá de arroz arbóreo
Uma abóbora linda (uns 300 gramas)
1 litro e meio de caldo de legumes, desta vez eu tinha feito em casa mas pode ser da knorr
Uns glogs de vinho branco
Parmesão a vontade
300 gramas de bacon
Um maço de aspargos
Modo de fazer:
Pique a abóbora em cubos de +- 1 cm2
Refogue a cebola e alho picados bem pequenos e deixe dourar bem
Adicione o arroz arbóreo e a abóbora e refogue por uns 3 minutos
Adicione o vinho branco e mexa até evaporar, então comece a acrescentar o caldo de legumes uma concha de cada vez até dar o ponto do arroz.
Quando der o ponto, desligue e acrescente o queijo e deixe descansar por 5 minutos.
Mais ou menos 10 minutos antes do risoto ficar pronto tenha o grill aquecido e coloque as fatias de bacon numa grelha, eu tinha lá na minha casa uma assadeira com a grelha elevada que era perfeita para isso, e deixe o bacon grelhar até ficar crocante.
Tire do forno, e quebre em pedacinhos com a mão.
Numa outra panela, ferva água para imergir o aspargos, quando a água ferver coloque os aspargos e cozinhe por 2 ou 3 minutos, não mais que isso pois eles cozinham muito rapidamente e se deixar mais perdem textura.
Sirva o risoto, salpique um pouco do parmesão, e coloque o bacon picado por cima e sirva com os aspargos do lado, fica lindo e uma delícia!
Dica: eu gosto do sabor adocicado da abóbora, misturado com o parmesão então não acrescento sal, se você não gosta tanto do doce melhor adicionar um cadinho de sal.
E segue o prato:
Experiência: sorte de marinheiro de primeira viagem, a abóbora ficou num ponto perfeito, bem cozida mas dava para morder e sentir a textura
Guinea pig: Paty, (minha saudades dela estão me matando!!!)Descoberta: abóbora com parmesão fica muito bom
Tempo: 40 minutos
Vinho: o sauvignon blanc que sobrou da receita