Meus desafios na cozinha hoje em dia são basicamente cozinhar sem leite, ovo, carne bovina e glúten e venho descobrindo algumas coisinhas muito agradáveis no desenrolar dos experimentos.
E quero falar do queijo! Obviamente feito de leite e portanto fora das minhas receitas, porém um ingrediente que sempre adorei.
Por opção meus risotos sempre levaram grana padano, um queijo de grano duro de origem italiana de sabor distinto.
Comecei a cozinhar mais os risotos que não levam queijo, frutos do mar, limão, etc, e fui jantar na casa de uma amiga e ela cozinhou um risoto comum e separou um tanto sem queijo para mim e os sabores dos ingredientes eram inegualaveis, ai comecei a fazer outros sem queijo e mais sabor!!!!
Segue aqui a dica de uma receita nova que experimentei.
Risoto de alho poró com agrião, acompanhado de tomate frito
Ingredientes:
1 xícara de chá de arroz arbório
1 litro de caldo de legumes
1 cebola
1 cálice de vinho branco
1 talo de alho poró
1 punhado de agrião
Azeite de oliva
Sal e pimenta
Pimenta dedo de moça (opcional) - utilizei uma em molho que meu irmão fez :)
Modo de preparo:
Refogar a cebola no azeite até dourar, adicionar o arroz e refogar mais um pouco, adicionar o vinho e mexer até evaporar.
Adicionar o caldo concha a concha sempre no fogo baixo.
Mais ou menos 5 minutos antes do final do cozimento adicione o alho poró, continue adicionando o caldo, quando o arroz estiver no ponto (eu gosto ao dente), desligue o fogo e adicione o agrião, mexa e abafe por cinco minutos.
Enquanto isso, aqueça uma frigideira com um fiozinho de azeite, corte um tomate em quatro salpique com sal e frite por cerca de 1 minuto.
Serve: 2.
Dica: Tente sem queijo, e aprecie os sabores ;)