terça-feira, 25 de novembro de 2014

Há males que vem para bem....



Num sábado de manhã e eu tinha que fazer uma ressonância (estava morrendo de medo), como eu escolhi o convenio médico errado no meu novo emprego, tive que rodar SP até achar o laboratório.

Após o procedimento, meio perdida para achar a estação de metro, o que eu achei foi muito melhor que o metro, uma feira livre!!!

A primeira ponta da feira não era muito interessante mas conforme andei pela feira fui me empolgando e 6 tangerinas, ½ melancia, 2 maços de brócolis e um pastel depois eu encontrei o paraíso!

Uma banca de frutos do mar com as lulas mais lindas do universo! Por R$22 o kilo!!!

Imediatamente eu pensei! Nossa a receita do Olivier que eu vi na viagem!

Enfim, só para intera-los, eu havia ido ao Rio de Janeiro encontrar uma amiga que amo demais e na volta, no avião, extremamente entediada decidi assistir um canal de receita e estava passando um programa do Olivier Anquier pela América Latina e passou uma receita de lula recheada.

Pensei, “This is it!” Vou fazer a Lula do Olivier! (nunca havia feito nada do gênero).  

Parei para conversar com o dono da banca, um senhor japonês super simpático que me atendeu muito bem, e me contou sobre a lula, que ela era fresca daquela madrugada, foi um querido ao me explicar como o frescor do fruto do mar é essencial para a maciez, e eu trouxe meio quilo para casa, pela bagatela de R$11!!!!

Voltei para casa não com o trauma da ressonância (sou péssima com agulhas) mas com a alegria imensurável em ter o pacote de lulas na sacola!!!! Veja o mal que veio para o bem!

Ia receber um amigo em casa, que aos poucos estamos trocando figurinhas sobre vinhos, restaurantes e boa comida e que ótima oportunidade de experimentar a nova receita.

Explorei uma receita minha, um risoto de limão siciliano, com a lula do Olivier e lá se foi! Gostei da combinação! Segue uma foto:


Seguem a receita do risoto (ainda estou melhorando minha habilidade de escrever receitas, sorry!) e também o link da receita do Olivier.

Risoto de limão siciliano:

Ingredientes:

1 cebola média
4 dentes de alho grandes
1 limão siciliano
1 xícara de arroz arbório
Azeite de oliva a gosto
Manteiga (da de verdade, nada de margarina) também a gosto
Uns glogs (tipo, glog glog da garrafa na panela) de espumante (neste caso um chileno excelente que eu estava tomando, Santa Helena)
1 litro e pouco de caldo de legumes (sorry, usei caldo knorr, mas as vezes faço meu caldo de legumes mesmo)
umas 100 gramas de queijo grana padano ralado
paciência (para mexer o risoto)
um amigo (sempre na cozinha para dividir o vinho)

Modo de fazer:

Refogar a cebola e o alho até dourar no azeite (para refogar não uso extra virgem) e a manteiga
Acrescente o arroz arbório e refogue por um tempo até que o cheiro suba e então acrescente a raspa do limão siciliano, mexa por uns 2 minutos e acrescente também o vinho espumante, pode ser também um vinho branco qualquer e mexa até o vinho evaporar.
Depois disso vá acrescentando o caldo, vai aqui a dica do risoto, o prato mais simples e over cobrado do universo (pelo menos no Brasil), adicione o caldo com uma concha, uma de cada vez e continuamente, mexa com uma colher de pau sem parar até ficar no ponto desejado, eu particularmente gosto do risoto ao dente, assim ele ficará cremoso!
Uma vez que no ponto, acrescente o suco do limão e experimente para ver o quanto azedo você prefere, para esta quantidade eu uso quase todo o suco de um limão.
Desligue o fogo, acrescente uma mãozada do queijo ralado (eu compro a pedra e ralo em casa) e deixe descansar por 5 minutos antes de servir.

Dica: quando servir o risoto com frutos do mar o mais indicado é não acrescentar mais queijo ralado pois o sabor do queijo descaracteriza um pouco o fruto do mar.  Mas gosto é gosto então é só uma sugestão.




Obs: Não usei a cachaça para flambar a Lula (esqueci), mas ficou uma delicia mesmo assim e agora eu tenho um litro intacto de cachaça!

Só usei tomilho e alecrim, não achei a sálvia.

Experiência: Lula de primeira viagem
Guinea Pig (cobaia): Henrique
Descoberta: Lula cozinha em 5 minutos
Tempo: para marinheiro de primeira viagem, 1 hora e meia
Dica: recheie a lula primeiro e comece o risoto mais ou menos no meio do processo, saem juntos mais ou menos na mesma hora.
Vinho: Servido com um delicioso vinho verde português que o Henrique trouxe, ótima combinação!

8 comentários:

  1. Fe, parabens para a boa ideia e para a receita. Sperimenta anche il risotto in pentola a pressione, più veloce, meno lavoro e chicchi più integri perché non continuamente rimescolati. Daniele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, obrigada querido! Ainda precisa me convencer sobre a panela de pressão! Te espero aqui no pais tropical para fazermos juntos! Grande abraço! Fer x

      Excluir
  2. Wow!!!! Adorei ter sido a cobaia desse maravilhoso experimento. A lula estava incrível e foi super bem preparada pela Nanda! Jah estou ansioso e na expectativa pelas próximas receitas! Hehehe! Bjaooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ri, obrigada pelo comentário! Serás a cobaia de muitos pratos 😄! Vamos marcar o próximo!!! Bjooooo

      Excluir
  3. Oi Fê! Vou tentar repetir a receita. Gostei muito da ideia do Blog, Obrigado.
    "Quem não diz ave? Quem não diz eia? Quem não diz opa? Que bela sopa!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo!!! Me conta como ficou a receita :)
      Saudades e bjo em ti e Georgete xxx

      Excluir
  4. Fer, que sucesso de receita! Ainda lembro do dia em que fui apresentada ao brie com mel por você. Sempre tão apurada quanto ao palada r. Sucesso no seu blog. Aguardando as próximas receitas.... Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, que bom que tu gostou!!! Vou tentar postar uma vez por semana. Espero que você goste, sempre me de seu feedback e o brie faz tempo hein 😊! Saudades...

      Excluir